Quando vim para a Irlanda em agosto de 2013, vim preparada para fazer intercâmbio, ficar 1 ano, fazer as malas e voltar para o calor do Brasil. Meus planos falharam. Me apaixonei por aqui, as coisas começaram a dar certo e estou ficando...
Isso é mais comum do que muita gente pensa. Você vem pra ficar 6 meses e quando viu, já se passaram 6 anos. Mas nesses casos, como fazer? Morar de vez na Europa não é fácil. A Irlanda é a mais aberta para quem quer estudar e trabalhar, mas mesmo assim as medidas de imigração são bem estritas.
É possível ficar até 7 anos com um visto de estudante (stamp 2), sendo 3 anos com o Curso de Inglês e 4 com um curso superior (faculdade, mestrado, pós-graduação...). É o que a maioria faz, mas como expliquei aqui para quem planeja fazer um intercâmbio, o visto de estudante tem suas limitações. Então, para quem busca uma vida mais duradoura, as opções em Dublin são: uma cidadania europeia ou um visto com permissão de trabalho (stamp 4 ou 1).
No meu caso, eu tenho cidadania europeia e tenho opção de morar em qualquer um dos países da União Europeia legalmente (London, me aguarde ♥). Meu marido não tem, mas os países permitem um visto de 'acompanhante', cada país tem suas regras e exigências e, no próximo post, eu conto para vocês quais são as exigências para a Irlanda.
Stamp 4 e Stamp 1
Esse visto de 'acompanhante' é o chamando 'stamp 4 EU-FAM'. Ele dá o direito de trabalhar legalmente (sem limite de horas) e viver sem problemas em toda a Irlanda, não sendo obrigado a estar vinculado a nenhum tipo de curso. Para tirar o visto, é necessário estar em um relacionamento estável ou casado com alguém membro da UE (again: mais detalhes no próximo post).
O work permit (stamp 1) também permite trabalhar legalmente, mas é um pouco mais complicado de conseguir. A empresa tem que requerer e existem algumas regrinhas básicas. Sei que para que a empresa decidir que quer aplicar o visto para um estrangeiro, tem que provar que não encontraram nem irish e nem europeu para ocupar a vaga.
Cidadania Europeia
Cada país tem uma exigência para tirar a cidadania. A mais comum é a italiana (a Itália é uma grande mãezona com leis bem flexíveis para obter a cidadania), mas é possível adquirir cidadania por descendência também de outros países.
Se você tem um parente gringo, vale a pena verificar se você não tem direito a um passaporte vermelho. As vantagens são imensas: você É um europeu em qualquer país membro da União Europeia e pode morar, trabalhar e construir sua vida.
Para quem pensa em construir uma vida no exterior, verificar a possibilidade de uma cidadania e as exigências para tal é uma ótima opção para começar. Não se esqueça também do idioma, não adianta nada ter um passaporte vermelho, decidir ir morar na Alemanha e não falar uma palavra de alemão.
tenho uma amiga fissurada nos EUA.. foi pra lá fazer intercambio de 1 ano.. venceu o prazo e ela conseguiu renovar por mais 1.. mas quem disse que ela queria vir?? arrumou um gringo e casou!! hahahahhaha
ResponderExcluirbjo bjo
Tips4You
Minha linda, eu entendo a sua dúvida, só quem mora fora como nós entende isso. A minha sugestão pra vc é: ore e peça a Deus direção. Assim vc vai estar no lugar certo.
ResponderExcluirEu moro nos Estados Unidos já fazem 9 anos, aprendi a amar esse lugar.... Bju bju linda, se cuida!
www.pricamila.com
Viajar é uma delicia, tem lugares que a gente vai embora feliz
ResponderExcluirmas quando a gente se apega e quer ficar não tem o que se fazer a não ser... ficar rs
Kisses
Maravilha de partilha!
ResponderExcluirSónia
www.tarasemanias.pt
Muita gente passa por isso mesmo: vai para ficar 1 ano e depois desse tempo não quer mais voltar! Você ainda tem a facilidade de ter cidadania europeia, o que é ótimo!
ResponderExcluirMinha prima foi pra Irlanda e também não quer voltar....rssss
ResponderExcluirBeijooos
https://blogidfashion.wordpress.com
É sempre assim né? Quem vai e conhece outra historia, outra cultura, acaba nao querendo voltar pro Brasil.
ResponderExcluirRealmente muita sorte de vc ter cidadania europeia e poder ficar mais. #delicia
Beijocas.
www.sabrinadalmolin.com
Ai que legal Nath!!! Acredita que eu estou justamente planejando uma viagem e estava pensando em Dublin, pois me falaram muito bem que dá pra trabalhar e estudar. Vc pode fazer mais posts como este com informações de escolas pra aprimorar o inglês, dicas e tal? Vou amar!!! :)
ResponderExcluirQue coisa, o universo conspira mesmo a nosso favor né, vim aqui como quem não quer nada e estamos falando a mesma lingua já heheh beijos! Carol
Com certeza você gostou muito da experiência. Mesmo não tendo interesse de morar fora, gostei das informaçãoes.
ResponderExcluirhttp://iasmincruz.blogspot.com.br/
Ahhhhhh que legal que vc vai ficar! AMEIIIIII! Qdo fiz intercâmbio nos USA queria ficar mas não consegui. ADOROOOOOO qdo as pessoas vao, se surpreendem com o lugar e ficam. SHOW! Aproveita mto!
ResponderExcluirbjos