18 março 2016

Um pouco sobre Dublin

Acho que a maioria sabe, mas para quem não sabe, eu moro em Dublin. Dublin é agora (e por enquanto) a minha casa. Eu vim pra cá em 2013 para fazer intercâmbio (a Jéssica veio também) e acabei ficando. Em agosto, completo três anos que desembarquei por aqui. Às vezes parece que foi ontem e às vezes parece que faz uma eternidade.
Não sou mais estudante (desde maio de 2014), trabalho como Supervisora do Departamento de Comunicação de uma escola de inglês, moro com meu hubby, faço nada aos fins de semana e, sempre que posso, viajo. Conheço mais da Europa do que da Irlanda.
Dificilmente faço posts pessoais aqui no Fashion Jacket, mas hoje me deu um vontade de escrever um pouco dessa terra que me acolheu.



1. Dublin não tem verão
O clima aqui na Irlanda é uma caixinha de surpresas, mas tenha certeza de uma coisa: você não vai morrer de calor. A média aqui em dias quentes é de 20ºC. E isso é MUITO calor. Você até sente calor quando se acostuma, mas sempre, sempre mesmo, você precisa sair de casa com uma jaquetinha. Porque quando você menos esperar, o tempo mudou.

2. Esteja preparado para várias sensações térmicas ao longo dia
Durante o mesmo dia pode chover, ventar, nevar e sair sol. Sério, sem exagero nenhum. O vento aqui é desumano. Já teve dias que achei que ia ser carregada. Usar guarda-chuva também não rola. Então você se acostuma a usar uma jaqueta impermeável, colocar seu capuz e enfrentar à água.

3. Irlandês adora fazer as coisas pelo Correio
Em quase três anos aqui, ainda não me acostumei em como eles são apegados à cartas e como as coisas dependem do Correio para funcionar. Se cadastrou pra senha online do banco? Vai receber pelo correio. Precisa pagar alguém? Manda o cheque pelo Correio. Precisa se registrar no novo sistema de água? Faça também pelo correio. 

4. Taxa de água X Taxa de TV
Até ano passado, não era necessário pagar a água aqui na Irlanda. Eles nunca precisaram pagar e, um belo dia, teriam que começar. Obviamente a grande maioria das pessoas ainda não paga. Há protestos e mais protestos de como vamos pagar algo que cai do céu e a empresa que hoje detém a água é extremamente odiada por aqui. Por outro lado, para eles é completamente normal pagar uma taxa de televisão anual simplesmente para ter um aparelho de TV em casa. Sim, é uma taxa para ter TV aberta. Enquanto na nossa cabeça é extremamente normal pagar água e a TV não faz sentido nenhum, para eles o contrário que faz sentido.

5. "Na Europa não é assim"
Sabe essas frases que brasileiro adora falar que na Europa não é assim? Acho que eu não conheci a mesma Europa que eles. Não vou obviamente generalizar porque não estive na Europa inteira e não vivi o dia a dia da maioria de lugares, mas sei um pouco como as coisas funcionam na Irlanda. Motoristas respeitam a faixa de pedestre se o sinal está fechado. Se o sinal abre, é salve-se quem puder. Não tem essa de colocar o pé na rua e os carros pararem. Dar lugar para idoso nos ônibus? Quase nunca. Mesmo as pessoas que sentam em assentos preferenciais, ignoram quando um velho/deficiente entra e continuam ali na maior cara de pau. Quantas vezes já tive que levantar do fundo do ônibus para ceder meu lugar para alguém? E o atendimento ao consumidor? Leis trabalhistas? Irlanda tem muito o que evoluir nesse sentido.

6. Arco-íris todos os dias
Arco-íris aqui é uma coisa corriqueira. Como aqui chove bastante, a gente tem arco-íris quase todos os dias. Às vezes até dois ou três no mesmo dia. Às vezes até dois ou três arco-íris juntos. É realmente lindo!




7. Saint Patrick's Day
O feriado de Saint Patrick's é o mais tradicional por aqui (se quiser saber um pouco mais sobre a data, clique aqui). Vem turistas do mundo inteiro, a cidade fica cheia e eles têm um desfile e tudo o mais. Brasileiros costumam se decepcionar um pouco, pois às vezes se esquecem que a Irlanda é um país minúsculo e algo gigante aqui é o equivalente à uma festa de bairro no Brasil. No dia 17/03 (o dia mesmo de Saint Patrick's) tem a parada e os eventos, mas geralmente o festival costuma durar uns quatro ou cinco dias. Esse ano, o festival começou ontem e vai até domingo. Teve a parada ontem e agora tem alguns eventos espalhados pela cidade. Só à nível de curiosidade: eu nunca fui no desfile e nem saí de casa durante os dias do festival. Sou uma velha, não gosto de muvuca e sei que é o tipo de festa que não vou me divertir. Por isso não posso dar uma opinião sobre a qualidade das festividades.




8. Um caso de amor e ódio
Eu amo Dublin. De verdade. Mas tem dias que é difícil. Tem dias que quero correr daqui e sempre falo pro meu hubby que minha parte favorita da cidade é o aeroporto que me leva para outros lugares. A cidade é bacana, eu me sinto bastante segura, nunca tive nenhum problema por aqui e a Irlanda tem sido muito boa para mim nesses quase três anos. Mas tem dia que a gente acorda querendo o sol. Duas semanas com os dias cinzas (sério!) cansa. Você não aguenta mais acordar e olhar pela janela e só ver nuvem e cinza. Você precisa de um pouco de cor nos seus dias. E nesses dias, é quando gosto um pouco menos daqui.



Follow us on:                

15 comentários :

  1. Olha quanto ao clima é tipo São Paulo rs, no mesmo dia acorda frio, dá um temporal, o tempo abre e faz sol com calor e o dia fecha com alagamento hahaha.
    Ah bem me falaram mesmo que não é tão diferente, que as pessoas são iguais quanto a educação.
    Kisses

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh esse post veio perfeitamente para mim hein! hahahahah!
    ADOREIIIIIIIIIIII :)
    estou super ansiosa! Imagina que moro em Manaus, quente, mega quente todo ano...uma bela mudança né! ahhaha! vamos que vamos!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu amei o post, uma delicia de ler e muito legal saber um pouco sobre a cidade.
    Concordo com você quando disse que " Brasileiro fala que (Na Europa não é assim) " e não bem assim as coisas, o que acontece é que cada lugar tem seus costumes e suas coisas em particular, nada é perfeito.
    Na Espanha sim que tem o costume por lei dos carros pararem na faixa de pedestre e eles respeitam muito isso, mas uma coisa que sempre acontecia comigo era que quando dava o meu lugar no onibus para algúm idoso se sentar eles sempre ficavam chocados e pergutavam... Você não é daqui, verdade?. A pessoa pode estar morrendo em pé que ninguém se levante.
    E muitas mais coisas, kk
    Amei mesmo o post, parabéns.
    Beijos.
    Kauany Santos - Matéria Feminina

    ResponderExcluir
  4. wonderful city Dublin
    I'd love to know your opinion on my new post
    ----> fashion blogger italia
    have an happy day
    kiss

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer um pouco mais sobre Dublin e fiquei com vontadinha de ir aí, haha.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por este post, super útil para quem está pensando visitar Dublin.

    ResponderExcluir
  7. Enquanto você não aguenta mais dias cinzas, eu não aguento mais tanto calor :p hahaha, se bem que cinza total deve dar um pouco de deprê.

    Isso de ter arco-íris todo dia é maravilhoso!

    Beijos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
  8. Nath, esse é um dos meus posts preferidos! ♥ Adorei saber um pouquinho sobre Dublin. Tenho vontade de conhecer, mas ainda não rolou. Dias cinzas eu gosto, mas imagino que chatice não ver um sol, né? Nem me importo com o frio, mas uma temperatura baixa e um solzinho, faz toda a diferença. E, Nath, falou tudo... Tudo bem que o Brasil é tenso, mas em muitos lugares a gente vê coisas bem parecidas. Todo lugar tem a parte boa e ruim, não tem jeito. E aproveite muito para viajar. É uma das melhores coisas do mundo! E olha, por mais que a saudade aperte, fique aí, porque as coisas estão bem tensas por aqui. Mas espero que melhore. E faça mais posts assim, viu?? :)

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  9. É das cidades europeias que mais vontade tenho de conhecer. Tenho uma imagem bem sonhadora da Irlanda =)

    ResponderExcluir
  10. Caramba não sabia que você morava ai, e oh que sempre venho aqui no seu blog, e nunca imaginei que vc morasse fora do Brasil, também não sabia de muitas coisas que vc relatou principalmente sobre "Na Europa não é assim", fiquei meio que decepcionada com a questão dos lugares preferenciais :( Fale mais sobre a Irlanda, adorei ler coisas sobre. Imagino que ver dias cinzas deve cansar mesmo, quando a gente mora em um lugar muito quem tipo eu (moro no Rio de Janeiro), é calor 90% do ano, as vezes fico querendo um dia cinza, pois bem quando fica a semana toda com dia cinza, putzzzz, quero um sol no fds, msm que eu não vá a praia nem nada, mas quero um sol, pode até ser sol frio, mas quero. rsrsrs. Beijoooos :*

    http://wwww.carolinapeclat.com

    ResponderExcluir
  11. É um dos locais que eu adorava visitar, principalmente na altura do st patrick's day!

    Blog: http://fiftyshadesofpink.blogs.sapo.pt/
    Instagram: @sarafqueiros

    ResponderExcluir
  12. Amei saber mais sobre Dublin. Meu primo morou aí por alguns anos, mas não somos muito próximos, então não conversamos muito sobre. Obrigada por me permitir fazer essa viagem sem sair de casa! ♥

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Deve ser uma cidade maravilhosa! Ainda tenho tantas outras cidades para conhecer, mas adorava visitar Dublin também! ;)

    Um beijinho
    Http://www.abreapestana.com

    ResponderExcluir
  14. Quem fala "na Europa não é assim" é pq tem dinheiro para frequentar os lugares de elite, e não se importa com outros lugares da Europa. São pessoas que vivem em uma bolha fora da realidade kkkk

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir