19 junho 2013

Brota uma esperança...

Uma das coisas que mais me incomoda quando falo que gosto/escrevo de moda é como torcem o nariz por considerar a editoria como ‘algo fútil para pessoas alienadas’. Entre as coisas que sempre defendi está a informação de moda de qualidade para todo mundo a fim de desmitificar o caráter frívolo que o assunto desperta na população de maneira geral. Hoje não venho aqui discutir sobre a importância ou não da moda para a vida das pessoas, mas sim mostrar que é possível gostar de moda, beleza e se cuidar e mesmo assim não ser um alienado que, enquanto o país manifesta por uma possível melhoria, só se preocupa em postar o look do dia com bolsas mais caras que casas de vários brasileiros.



Vivemos um momento histórico no Brasil. No começo, os brasileiros saíram às ruas para reivindicar o aumento da passagem de ônibus e, agora, graças principalmente à violência policial nos protestos de São Paulo, o movimento tomou outras proporções e estamos lutando por tudo o que há de errado no país.

Como jornalista, possuo uma ponta revolucionária dentro de mim que apoia as passeatas, manifestações e reivindicações nos quatro cantos do Brasil. Mas como jornalista também aprendi que nem tudo é o que parece ser e muito menos que devemos aceitar as coisas sem questionamento.

O Brasil começou errado. São mais de 500 anos de história construída à base da ilegalidade, do jeitinho, do favorecimento das elites, da corrupção etc. etc. etc. Quando, na terceira ou quarta série, você estava aprendendo sobre colônia de exploração e colônia de povoamento, sobre a história do Brasil, vinda de Dom João VI para cá, independência... e ignorava a professora, crente que a matéria era ‘chata, inútil e não ia te ajudar com nada’, você já estava compactuando com a nossa atual situação. Afinal, a história se repete... Quando você fura fila, não devolve troco errado, arruma um atestado falso para faltar no trabalho e/ou educação física, você está compactuando. São proporções diferentes, mas são os dois lados da mesma moeda. É fácil ter um discurso de ‘politicamente correto’, enquanto pratica atos incorretos como se fossem a coisa mais natural do mundo, achando que os seus erros são justificáveis ou perdoáveis. 

A culpa não é só da Dilma, do Lula, do Collor, do Getúlio Vargas ou da Rede Globo. A culpa é de todos nós. Não adianta tirar o PT do poder, enquanto as alternativas são iguais ou piores. Enquanto o brasileiro continuar votando errado e elegendo gente que está apenas interessada em poder, dinheiro, troca de favores e influência.

Não temos que lutar pela diminuição da maioridade penal. Temos que lutar pela educação de qualidade. Enfiar adolescentes na cadeia, não vai resolver o problema, muito pelo contrário. Não temos que defender a Polícia Militar, dando poder ilimitado aos policiais para que ‘matem bandidos’. É esse poder sem limites que se mostra nos ataques de manifestantes e jornalistas durante as passeatas.

Independentemente das motivações diversas e do que pode ou não estar por trás da organização de todos esses atos, fico feliz e orgulhosa do povo estar “acordando”. De ver gente saindo do sofá e indo pras ruas .

Toda manifestação é válida. Devemos nos unir, ir à rua e levantar a bandeira contra a impunidade (PEC 37), contra a corrupção, os gastos exorbitantes com políticos e Copa do Mundo.

Temos que lutar por um país livre, onde homossexuais possuam os mesmos direitos que todos nós. Onde negros, índios, mestiços e todas as minorias tenham as mesmas oportunidades. Temos principalmente que levantar a bandeira a favor da saúde, da educação, das pessoas e de uma vida digna. Mas temos que promover mudanças em todas as esferas, inclusive em nós mesmos. É preciso ter clareza e humildade para avaliar o que pode ser melhorado em nossas consciências e atitudes diárias, para que tudo realmente melhore para todos.

Fica o desejo de que essas manifestações e o clima que tomou conta do país e estão enchendo todos de esperança realmente sejam um novo começo. De uma nova mentalidade, mais consciente, ativa e exigente. De um novo país onde todos vivam melhor para lutar por seus objetivos pessoais.

E você, pelo que está lutando?

27 comentários :

  1. Oiiii Nathália, estou cheia de esperanças, espero que dessa vez vá e que um novo Brasil nasça daí, das manifestações, sem violência e vandalismo acho que podemos ir mais longe, Deus queira, e façamos cada um a sua parte.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post!! Queremos um país livre de preconceitos e já estamos lutando por isso, só não concordo com o vandalismo que esta ocorrendo isso realmente acaba com as manifestações de quem quer protestar de forma pacífica.

    beijinhos, http://diariodatattah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu espero que realmente dê mais resultado do que o que já conseguimos até agora (passagem de ônibus)
    bjin

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  4. Devemos sempre lutar pelo um mundo melhor, que essa seja a primeira das grandes lutas pela mudança.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu luto por um Brasil melhor e sem crrupção vamos gente porque o #Giganteacordou! Adorei o post Nath!

    http://flmundoteen.blogspot.com.br/
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post flor, realmente a culpa é de todos nós! Que essa nossa luta seja pacífica e venhamos conseguir alcançar nossos objetivos!!! Bjs!

    http://www.modafemininaporju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU COM VC!!!!
    temos que lutar em busca de um país livre!
    Hoje terá a passeata na minha cidade (Joinville), e eu vou estar lá!!! Vamos fazer acontecer né!
    beijinhos, Rê
    www.garotasurbanas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia

    Muito bacana o brasileiro acordou voltou a ser patriota a ter vontade de ter um pais melhor,sem violência claro,não sou contra a Copa mas sou contra a corrupção.

    bjos

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nath, concordo com você em tudo o que disse... eu tento, todos os dias da minha vida, ser uma pessoa melhor, mas isso não quer dizer que sou integra em 100% do meu dia, mas tento!
    Conheço uma pessoa, bem próxima aliás, que enche a boca (e o pulmão) pra falar que é uma pessoa corretíssima, mas no final de semana compra (vários) dvds falsificados. Do que adianta? Além de ser errada, é mentirosa! Isso me deixa puta da vida hahahaha...

    bjo bjo
    Coisas de Gi

    ResponderExcluir
  10. SEU TEXTO ESTÁ MUITO BOM, CONCORDO COM ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ CITOU!
    BJIM
    http://www.saelimundofeminino.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o texto você caprichou hein!
    Eu gostaria que eles investissem mais na saúde e educação!
    Foi um ótimo post!
    Bjokas

    http://blogdaelaniia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto. E concordo muito com o que você escreveu, devemos todos os dias nos perguntar pelo que estamos lutando e só construiremos um bom futuro, se soubermos o que queremos.

    Confira o meu vídeo Te Conhecendo Melhor e me conheça um pouquinho =)

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nath adorei o texto,
    Tento ser o melhor que posso, e sempre tentando levar outras pessoas comigo.
    Kisse

    ResponderExcluir
  14. È...esse assunto está dando o que falar. Estou a favor da mudança como um todo.
    Vamos conseguir!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  15. nossa, seu texto tá incrivel!
    concordo com tudooo!
    #acordabrasil
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post Nath.
    Vamos participar e mudar o Brasil!

    Bjs Má
    Espero você - www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto, temos que deixar de ser acomodados e lutar, o que está acontecendo está sendo um exemplo, nunca pensei que teria protestos assim no Brasil, tudo ta errado e temos que mudar isso, e concordo as pessoas não sabem votar e depois reclamam de quem elas colocaram no poder
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Amei o texto, é isso ai ♥.♥

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com.br

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o texto.
    Beijos
    destaquem-se.blogsp...

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela visita, amanhã venho ver teu post novo.


    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei o texto querida :)
    Beijos, http://ohaurea.wordpress.com/
    Instagram: http://instagram.com/auureeaa

    ResponderExcluir
  22. Concordo com você, e talvez seja por tudo o que você citou que levamos aquela fama de 'jeitinho brasileiro'. É uma vergonha.


    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  23. Acho que todos nós lutamos por um mundo melhor, para sermos felizes e viver com dignidade... Pra frente Brasil;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Amei o texto, sem comentários..exatamente isso!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  25. Nat eu sou a favor da manifestação e sei que tem muitas causas que estão na luta, mas para mim tirar o PT do poder deveria ser o principal, são 12 anos com o Pt, poderia mudar um pouco, pois ele já se acomodaram, eu sou a totalmente a favor de qualquer outro partido que não seja o Pt. Pra mim Dilma tá fora, 12 anos de Pt e só serviu para ter escândalos e os impostos aumentarem :( beeijinhos amiga

    ResponderExcluir