01 abril 2013

[Papo Fitness] Minha História

Ultimamente está na moda falar sobre fitness nos blogs. Não sei se eu que ando mais saudável e consequentemente tenho achado mais coisas tratando sobre dietas e exercícios ou se o negócio realmente tem conquistado mais adeptas por aí.
O fato é que eu sempre fui uma vergonha quando o assunto era exercício. Parei de fazer Educação Física na sétima série e, desde então, série após série fui arrumando atestados para escapar destas benditas aulas.
Minha sorte é que sempre fui magra e que nunca precisei me preocupar muito com isso. Entretanto, life is a bitch e eu tenho problemas na coluna. Aliás, tenho todos os problemas do mundo na coluna: cifose, escoliose e princípio de lordose. Bem bacana, né? E graças a isso, minhas costas doem demais. A solução? Musculação para fortalecer a musculatura das costas e consequentemente diminuir a dor.


Obviamente ignorei o médico por muitos anos, mas chega aquele momento em que a idade chega para todo mundo e eu não aguentava mais de dor, chegando a extremos de não conseguir ficar uma hora em pé sem começar a passar mal de dor.
Mas durante esse tempo todo, sempre tentei começar a academia várias vezes. Nunca durei mais de três meses e nem posso dizer que foram três meses completos porque eu mais faltava que ia. Em 2010 comecei a fazer musculação de novo decidida a resolver meu problema. Bati meu recorde: oito meses seguidos. Comecei a trabalhar e a fazer monografia, obviamente a academia mais uma vez foi deixada de lado.
Em janeiro de 2012, larguei um emprego que não gostava e decidi começar uma nova etapa da minha vida. 11 de janeiro de 2012 me matriculei na academia e desde então me obrigo a ir todos os dias.


Tenho um treino todo especial por causa dos meus problemas, comecei a treinar com um fisioterapeuta e os resultados apareceram. Minhas costas doem menos e continuo treinando todos os dias. Me obrigo a ir todos os dias, pois sei que, se um dia faltar, arrumarei desculpa pro resto da semana e, em pouco tempo, abandono a academia mais uma vez.
Bati meu recorde de duração nessa vida de academia e tenho visto resultados também nas pernas que começaram a crescer. Hoje treino cinco vezes por semana e faço spinning duas vezes por semana. Se eu gosto? Ainda não. Continuo me obrigando a ir todos dias. Mas meu corpo já sente falta. Já sinto falta quando, por alguma razão, perco a academia. Também mudei minha alimentação, como agora de três em três horas.


Meu objetivo com este post não é trabalhar com aquele conceito de 'vamos nos incentivar mutuamente'. Porque experiência própria: isso não funciona. O incentivo vem de você. Só você pode decidir que é hora de malhar ou não. Não importa se o seu pai, mãe, amiga ou blogueira favorita te incentivam a malhar. Se você não decidir sozinha, você não conseguirá manter o foco.
Como disse no começo do post, está na 'moda' falar sobre fitness. E resolvi compartilhar com vocês a minha história, porque acreditem, eu sou extremamente preguiçosa e, se eu consegui, todo mundo consegue.
E lembrem-se: a mudança vem de dentro. Se você quer ter uma vida mais saudável por qualquer que seja a razão, só depende de você. Pare de buscar desculpas ou incetivos externos. Faça porque você precisa e não porque 'ser gostosa' é tendência. Outro ponto importante: não existe corpo perfeito. O corpo perfeito e ideal é aquele que te faz sentir bem consiga mesma e, claro, tenha saúde.


Mas agora eu quero saber: sou jornalista, curiosa e adoro conhecer histórias. Qual a relação com a academia de vocês? Vocês malham? Gostam? Concordam comigo que cada um é o responsável pela sua mudança? Quero saber, me contem.


Facebook  Twitter  Google+  Tumblr ♦ Pinterest

36 comentários :

  1. Olá minha querida Nath!
    Amei o post, infelizmente exercício físico é uma mal necessário, né!?
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre. Uma semana maravilhosa para você!
    CoisadeMenina
    lookbook.nu/coisademenina
    facebook.com/BgCoisadeMenina
    Instagram: @enylacarolina / @laylafonseca

    ResponderExcluir
  2. Nunca malhei! Sou magra de ruim, mas recentemente descobri que tenho a coluna torta, com isso teria que fazer algo para fortalecer o músculo da coluna.. Mas até agora não comecei a fazer nada, já que o médico indicou pilates, e é caro!! haha
    Vou ter que ir atrás de um studio de pilates acessível por aqui..
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yuki. Converse com seu médico, mas creio que pra fortalecer a musculação seria mesmo o mais indicado. O pilates seria apenas um complemento, que é o meu caso.
      Quando comecei a fazer, o médico falou que eu poderia fazer o pilates ou o RPG mesmo, mas que pra eu ficar com as costas fortes, só mesmo a musculação.

      Nathália

      Excluir
  3. Eu ja sou um pouquinho diferente"!!! Adoroooo academia e sempre pratiquei!!!FAz um bem danado pra mim!!!
    beijos
    Ma Amorim - Blog Tips and Trends
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com
    Instagram: @maamorim2

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Nathalia
    Adorei a proposta do post,bom minha relação com a academia e de amor e preguiça rsrs,eu sempre malhei em alguns momentos menos outros mais,ja fiquei bem rata de academia e adorava,mas depois da minha filha relaxei um pouco tento ao máximo conciliar exercicios com uma alimentação bacana mas meu pecado é o doce,hoje em dia não curto muito a academia me exercito mais em casa fazendo localizada e balé que me tráz ótimos resultados e me da uma disposição extra.

    bj

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nath, eu dançava desde criança e amava.. mas com a correria da vida adulta, acabei abandonando..
    tentei fazer musculação, várias vezes, em várias academias.. mas não adianta, eu odeio! sempre abandono... hahahahaha

    tbm tenho hiper-lordose, e acabei me encontrando no pilates... é mto bom pra coluna, vc devia tentar!

    agora to pensando em fazer boxe, pra emagrecer.. vamos ver qto tempo dura hahahahaha

    boa semana!
    bjo bjo
    Coisas de Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gii, eu entendo. Eu era assim também. Mas, como eu disse, agora me obrigo a fazer e está dando certo. Vamos ver até quando, né? ahahaha
      Quanto ao pilates, eu cheguei a fazer por três meses. Mas ele é um complemento pra musculação e, sinceramente, não me identifiquei muito. Sou meio desgovernada e aquela bola e aparelhos não iam muito com minha cara. hahaha

      Nathália

      Excluir
  6. ameii sua história!
    eu tenho hérnia de disco aos 22 anos, acredita?
    na falta de uma, duas!
    então não posso fazer academia, mas vou mudar isso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Dri. Então você deve sentir mais dor do que eu. Já tentou o pilates pra melhorar isso?

      Nathália

      Excluir
  7. Eu gosto de caminhar e dançar, mas odeio academia. Ficar fazendo exercícios repetitivos me deixa mau e estressada. O jeito é se exercitar já que é muito bom pra saúde. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca fiz academia, tenho vontade, mas muita preguiça rs
    Fiz Dança por 9 anos seguidos, quando criança, mas tive que parar :\
    Nesses últimos estou procurando um lugar para fazer aula de dança, que seja bom e barato, mas é difícil rs
    Está rolando Sorteio de uma Base Líquida Oil Free da Catharine Hill. Não esqueça de participar!
    Blog Mais Glamour
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  9. todo mundo viciado em academia
    e eu só pensando em chocolate rs
    kisses

    ResponderExcluir
  10. Nunca gostei de academia. Quando ia só frequentava mesmo.
    Mas mês passado voltei pra Yoga, que amo, e estou tentando não faltar e nem parar de fazer por conta dos compromissos, o que acabava acontecendo antes.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala, fiz 2 meses de Yoga e abandonei. O negócio é sossegado demais pra mim, não conseguir seguir adiante, não hahahaha

      Nathália

      Excluir
  11. Eu fiz academia durante um ano, mas já faz um 4 anos que eu sair. Voltei ano passado, mas tive que sair por causa do trabalho. Eu sei que fazer exercício é necessário, mas o problema é arranjar tempo. Ñ gosto de academia, por isso, estou procurando outro esporte.

    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mary. É difícil mesmo. Mas ache um esporte qe goste e arrume uns intervalos antes de ir trabalhar ou depois, ou durante o almoço. Sempre é possível né?

      Nathália

      Excluir
  12. Haha, obrigada ♥.♥

    Concordo plenamente que a mudança vem de dentro! Eu sempre gostei de correr, mas nunca tenho compania e meu professor de corrida parou de dar aulas... aí o jeito foi voltar pra academia! Eu estou adorando :D

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Sou do Portal de blogs Teia.
    Gostei muito do seu blog, tem um conteúdo de muita qualidade.
    Gostaria de divulgar seu blog em meu Portal?
    Se interessar é só fazer um visitinha,é grátis e não tem cadastro.
    Até mais

    ResponderExcluir
  14. Eu já fui rata de academia, amava de paixão e tinha um corpo e saúde perfeitos. Me casei e abandonei tudo, aí vieram os problemas. Há 4 meses estou no Pilates e amando, tenho problemas na coluna tbm, desvio e desgaste e comecei hoje minha reeducação alimentar com a nutricionista, pois meu colesterol está alto, meu intestino não funciona e estou acima do peso. Estou decidida a mudar, Deus me dê forças.
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Celina. É só ter foco que você consegue =]

      Nathália

      Excluir
  15. Oiee eu comecei a ir na academia porque estou mtu mtu "grandinha", pra não ficar grosseiro o comentário.
    Foi pq eu engordei pra fazer a cirurgia de redução de estomago, mas quando eu vi os contras passar o resto da vida tomando medicamentos e não é so uma cirurgia tem as cirurgias plasticas tbm!!!
    quando comecei ate agora já se foram de 18 kilos e acredite preciso perder mais!
    Mas logo terá antes e depois! la no meu "cantenho"

    http://thegurias.blogspot.com/

    bjokinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, é só ter foco que você consegue! Depois quero ver os resultados =]

      Nathália

      Excluir
  16. Confesso que tenho uma relação complicada com a academia. Não consigo ir...sou daquelas que vai e quando falta, falta sempre, como vc falou. Preciso dar um jeito de me obrigar também.. já sinto os problemas do sedentarismo! :/


    Beijos, Ca
    www.santafeminice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cá. A mudança tem que vir de dentro, né? Mas faça igual, se obrigue a ir. Mesmo que esteja cansada, com dor ou qualquer outra coisa. Uma hora você acaba acostumando.

      Nathália

      Excluir
  17. Awesome pic!! I need to go to the gym. :) And on my blog you asked me where I am from. So I am from the Czech Republic. :)

    Style Without Limits
    Facebook

    ResponderExcluir
  18. Nunca gostei de academia, já tentei fazer musculação, mas quase morria de tédio. Hoje faço yoga, acho que já há uns 4 anos, e amo. Mudou minha vida mesmo. E super concordo que a mudança vem de dentro, não adianta ninguém te obrigar, te pressionar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, comigo é ao contrário. Tentei yoga por 2 meses, mas era ela que me matava de tédio. Não consegui continuar hahaha

      Nathália

      Excluir
  19. Fui por muito tempo na academia, mas não gosto muito hehehehe
    Tem sorteio novo no blog:


    Colar - Lulimaria


    Beijos



    Maxicolar - Big Jour
    Sorteio - Perfume

    Blog da Carol N.
    Fan Page


    ResponderExcluir
  20. Adorei esse post, eu também sou muito preguiçosa, mas eu sou bem magrinha, mas queria entrar na academia para ganhar massar muscular, mas estou nessa de entrar desde o ano passado e até agora nada kkkk sempre tem algo na frente pra fazer, ou as vezes é por pura preguiça mesmo, mas eu sei que tenho que ter iniciativa porque senão eu não entro kkkkk Adorei o post e continue assim viu ^.^
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayane, aproveite que você é magrinha que o resultado aparece mais rápido e, com isso, anima a continuar.

      Nathália

      Excluir
  21. EU também tenho uma preguiça danada para me exercitar, mas não posso..tenho que parar com isso e seguir seu exemplo. Realmente as mudanças tem que acontecer de dentro de nós mesmos.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paloma. Foco que você consegue =)

      Nathália

      Excluir
  22. Estou doida pra começar a fazer academia, mais não tenho tempo então só fico adiando e o piro é que tenho dores no joelho e minha professora me 'obriga' a fazer educação física
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lola, já tentou arrumar atestado médico? Com atestado, ela não pode te 'obrigar' e você foge igual eu fazia hahaha

      Nathália

      Excluir
  23. Eu tb sempre tentei academia mas nunca dava certo, como vc, ficava inventando qq desculpa para não ir. Fui magra até os 20 anos qd me casei e desde então brigo com a balança, já são 12 anos nessa vida. No entanto ano passado eu descobri os Muay Tai e depois o Jiu Jitsu, assim o que era obrigação se tornou um prazer, estou emagrecendo, dormindo muito bem (a insônia é uma inimiga desde criança) vou a academia 5 vezes por semana e tenho até um saco de pancada em casa pros fins de semana...Acho que o segredo é descobrir o que te dá prazer, o resto é consequência.
    Bjos.

    ResponderExcluir