27 agosto 2014

[Dica] Chapinha - Cuidados

O meu cabelo é bem liso e fino, mas mesmo assim eu sou usuária (quase diária) da chapinha. Eu uso para "domar" aqueles fiozinhos rebeldes e deixá-los com uma textura mais gostosa. De vez em quando o resultado não fica tão bom, então procurei alguns truques para ver o que eu estava fazendo de errado. Confere aí o que eu descobri:


1. O processo de secagem começa no banheiro. Evite esfregar os cabelos de forma muito frenética, pois isso só vai danificá-lo e aumentar ainda mais o frizz. Aperte levemente os fios com a toalha, apenas para retirar a umidade.

2. Sempre proteja os fios antes de começar a secar o cabelo. Nunca abra mão do protetor térmico. Ele diminui a agressão que o calor do secador e da chapinha causam. Aplique com os fios úmidos.

3. Chapinha e cabelo molhado não combinam de jeito nenhum, então use sempre o secador. Mantenha o bocal dele sempre virado para baixo, no sentido de crescimento dos fios - esse é o truque para evitar o frizz. Deixe o cabelo quase seco.


4. Se o seu cabelo é cacheado ou muito ondulado, escove os fios antes da chapinha, para dar um acabamento mais bonito. Quando for escolher a escova, prefira as mais largas.

5. Na hora da chapinha, não use temperaturas muito altas. A chapinha muito quente não vai necessariamente alisar seu cabelo mais rápido (o dano, inclusive, pode ser enorme). Embora a maioria dos modelos disponíveis no mercado consigam ultrapassar 200ºC, fique em 180ºC, no máximo. Para fios muito danificados, o ideal é até 150ºC (e chapinha só de vez em quando).

6. Sabe aquela hora em que estamos com pressa e acabamos passando a chapinha em mechas superlargas? Esse ato pode levar ainda mais tempo do que passar a chapinha do modo "normal" (e agredir mais ainda o fio). Uma boa dica é separar o cabelo em partes de dois dedos de largura mais ou menos.


7. Mantenha o ritmo da raiz até as pontas. Passar a chapinha devagar demais, além de danificar o cabelo, pode deixá-lo marcado.

8. Para um efeito mais natural, dê aquela viradinha básica nas pontas - para fora ou para dentro, você escolhe. Assim elas não ficam esticadas.

9. Se você tem franja curta, primeiro seque-a com o bocal do secador virado para baixo e usando só as mãos. Depois modele com a chapinha e vire as pontas para dentro.


10. Se o seu cabelo não costuma segurar muito o efeito liso, finalize com uma pequena quantidade de spray de fixação leve. Aplique o produto a uma distância de 20cm aproximadamente, quando os fios já estiverem esfriado.

11. Seu cabelo precisa de cuidados especiais por causa do secador e da chapinha, então faça hidrate com produtos específicos uma vez por semana.

12. Evite alisar o cabelos muitas vezes por semana. A longo prazo, por mais que você cuide, o excesso de calor prejudica os fios. 

Fonte: Capricho.


Facebook  Twitter  Google+  Tumblr ♦ Pinterest

15 comentários :

  1. Adorei as dicas!
    Tb sou daquelas que usa um pouco para domar os fios que
    ficam fora do lugar, kkk
    beijinhos, Rê
    http://renatatruchinski.com

    ResponderExcluir
  2. Eu uso chapinha todos os dias também. Tenho noção que isso estraga o meu cabelo, mas ele é tão rebelde que não tenho opção.
    Excelentes dicas Jéssica :)

    Beijinho
    Espelho da Isabel
    Facebook :)

    ResponderExcluir
  3. eu tinha mania de dar uma esfregadinha com a chapa, sabe? minha cabeleireira me deu um esporro hahahaha.. preciso de um spray térmico urgente, não uso nada :(

    bjo bjo
    Tips4You

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! A única coisa mais "drástica" que faço em meus cabelos é chapinha e essas dicas são valiosíssimas! Tenha um dia abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito boas essas dicas! Eu não costumo usar muito chapinha e tal mas é sempre bom saber né? :)

    ResponderExcluir
  6. Super dicas, vale muito!

    Beijooos
    Ta rolando sorteio no blog.
    https://blogidfashion.wordpress.com/2014/08/27/sorteio-lembrancinha-de-monte-verde/

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, são ótimas! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Está rolando um sorteio lá no blog de um livro nacional incrível, para dois ganhadores aqui!

    ResponderExcluir
  8. Dicas em hora certa. Ultimamente tenho usado chapinha...justamente pra dar uma domada nos fiozinhos rebeldes!
    ahahhha

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, uso sempre que lavo o cabelo... Vem acompanhada do bom e velho secador!

    Beijoss
    www.adrielibertelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito boas as dicas, não sabia de muitas. Parei de usar chapinha e estou usando um pouco o cabelo cacheado, mas sinceramente não curto muito. Vou voltar ás antigas. kkkkk
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  11. Meu cabelo é bem liso, nunca usei (e nem pretendo usar rs) chapinha;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. ADorei as dicas!!!

    (eu tinha essa mania de passar a chapinha em quantidades grandes de cabelo, na pressa, bom saber que não é bom...)

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderExcluir
  13. Amamos a dica, usamos chapinhas e temos sempre que tomar cuidado para não danificarmos muito o cabelo.

    Beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir