20 agosto 2014

[Dica] Erros cometidos por quem faz as unhas em casa

Fazer as unhas em casa é uma maravilha,, pois além de passar o tempo, você acaba economizando bastante. Por outro lado, essa prática requer um pouquinho de habilidade que eu definitivamente não tenho e alguns cuidados para não estragar o trabalho ou acabar prejudicando a sua saúde. Para ajudar, a revista Allure pediu para Miss Pop, nail artist americana, para enumerar os erros mais comuns das  manicures amadoras.


Não passar base
Muita gente acha que  não precisa de base ou, ainda, que podem usar o mesmo produto como topcoat ou base. Isso está super errado! A base é como um primer para as suas unhas e sela os óleos naturais, que impedem a aderência do esmalte. Usar o topcoat não funciona porque, além de mais espesso e demorar para secar, o produto não impede o contato com os óleos.

Tirar as cutículas
Essa prática é muito comum entre nós, brasileiras e tirar as cutículas é realmente um problema porque, basicamente, você está se cortando de propósito e abrindo caminho para microorganismos. Além disso, as cutículas servem para proteger a matriz da unha. Uma opção válida é empurrar as cutículas com um palito de laranjeira e creme específico para esse fim. Isso também evita pelinhas soltas.

Não limpar seus utensílios
Mesmo que só você use seu alicate, seu cortadr de unhas e suas lixas, o acúmulo de tecido nos instrumentos é um convite para as bactérias se instalarem. Se eles ficam guardados em um ambiente fechado, pior ainda! Lava com sabonete bactericida e álcool para evitar infecções.


Aplicar camadas espessas de esmalte
O esmalte não foi feito para ser aplicado em camadas espessas e demora muito a secar nessa situação. O mais indicado é aplicar três ou quatro camadas finas ao invés de duas grossas, evitando assim a formação de bolhas e marcas na unha. Já o topcoat pode ser aplicado em uma camada mais generosa, pois foi feito para secar rápido.

Agitar o frasco de esmalte
Nunca chacoalhe o frasco, porque isso cria bolhas no esmalte, prejudicando a esmaltação e a textura da tinta. Se você precisar misturar, role o vidrinho entre as mãos.

Pintar as unhas em uma área quente e úmida
Evite fazer as unhas em dias chuvosos e quentes, pois isso dificulta a secagem do esmalte e abre espaço para bolhas e marcas aparecerem. Ao invés disso, prefira ambientes frescos e secos, que aceleram o processo.


Lixar as unhas em "vai e vem"
Esse movimento cria farpas e pequenas fissuras na unha, que podem evoluir e trincar a unha. Ao invés disso, lixe em uma só direção. Pode ser mais demorado e cansativo, mas o resultado final é mais uniforme e polido.

Usar produtos de secagem rápida
Esmaltes e sprays de seagem rápida exercem tão bem sua função que acabam desidratando as unhas. Em geral, esses produtos têm acetona em sua fórmula, ingrediente que enfraquece as unhas conforme o uso. Uma boa opção é o óleo para cutículas ou óleo secante, que funciona como uma barreira protetora enquanto o esmalte ainda está fresco e ajuda a manter a hidratação.

Limpar os excessos com algodão
O problema de usar algodão, quer que seja em um palito de laranjeira ou numa haste flexível, é que as fibras muitas vezes ficam presas no esmalte úmido. Para evitar esse risco, opte por um esmalte de cerdas retas embebido em removedor e pincele ao redor da unha. Ou tenha paciência e descasque os excessos durante o banho quente. É super fácil.

Fonte: Vogue.


Facebook  Twitter  Google+  Tumblr ♦ Pinterest

12 comentários :

  1. Ótimas dicas, sigo muitas delas! :)

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  2. Eu sou super fresca para as unhas, e adoraria conseguir fazer em casa, me sinto mais "segura", mas assim como vc, definitivamente NÃO TENHO essas habilidades! rs
    Adorei as dicas, percebi que fazia várias coisas erradas!
    Um beijo

    Lady M
    http://marjorietrofa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aqui nos EUA eles são super chatos pra fazer unhas, e não fazem a metade do trabalho nos brasileiras estamos acostumadas. Realmente tudo da forma que vc explicou. Ótimo POST. Bju bju.

    www.pricamila.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amei as dicas, essa da lixa eu não sabia não, sempre lixei em vai e vem!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas e bom saber das cutículas, nunca tiro as minhas :P
    Beijos ♥
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir
  6. Eu faço quase tudo isso junto, hehe
    Amei as dicas, muito úteis :)
    Beijos!

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!
    Eu também não tenho a menor habilidade para fazer minhas unhas. No máximo, um retoque ou se precisei tirar todo o esmalte, até a próxima ida ao salão, uma base incolor eu consigo passara, hehehe...
    www.viagensebeleza.com

    ResponderExcluir
  8. Faço minha unha em casa há muuuuitos anos e alguns desses cuidados eu tomo, mas nem sempre nos ligamos em tudo né? Muito bom seu guia!
    Beijocas

    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir
  9. Unhas em casa? Não sou muito boa nisto! Rs! Gostei destas Dicas que vão me ajudar! Beijos e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Dicas excelentes. Nunca fui à manicure aqui, eu mesma resolvo;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nunca faço em casa porque sou péssima nisso! hahahha

    Bjos
    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir