16 março 2012

[Personalidade] Marilyn Monroe


“Se tivesse seguido as regras, não tinha chegado a lugar nenhum”
Em um período em que havia repressão politica, social e sexual, Marilyn Monroe se tornou a deusa do sexo, balanceando seu forte apelo sexual e sua feminilidade romântica.


Símbolo de sensualidade e do cinema do século XX, Marilyn Monroe é a grande musa do imaginário coletivo por sua personalidade polivalente: a loira conseguia transmitir um lado mulher fatal ao mesmo tempo em que passava inocência e a impressão de que precisava ser cuidada.
Nascida Norma Jeane Mortensen, em Los Angeles, em 01 de junho de 1926, Marilyn não conheceu o pai e tinha uma mãe com problemas psicológicos, passando grande parte da sua infância em casa de parentes ou em orfanatos.
Sua carreira começou como modelo e em apenas dois anos já era capa de revistas. Foi então que resolveu estudar teatro para se dedicar à carreira de atriz.

Primeira edição da Playboy, fundada em 1953 por Hugh Hefner, trouxe Marilyn Monroe na capa.

Combinando suas curvas com seus lábios carnudos e sua inocência, Marilyn era sexy em uma época em que ser sexy não estava na moda e não era comum. Depois de sua declaração de que “usava apenas duas gostas de Chanel nº 5 para dormir”, a loira definitivamente firmou sua imagem provocante e entrou de cabeça na figura-desejo para homens e mulheres.

A loira adotou o biquíni de duas peças. Apesar do tamanho "exagerado", para a época foi uma grande revolução.

Apesar de o seu glamour ser o grande responsável por seu sucesso, para fugir do rótulo de “loira gostosa”, Monroe decidiu abrir sua própria produtora de filmes para conseguir mostrar seu talento e sua versatilidade como atriz. No cinema, Marilyn imortalizou o lema “os diamantes são o melhor amigo de uma mulher” no filme “Os Homens Preferem as Loiras” (1953). Outra cena clássica do cinema é em “O Pecado Mora ao Lado” (1955) em que a atriz tenta segurar seu vestido enquanto está em cima da ventilação do metrô.

Cena do filme que se tornou um clássico do cinema e uma das imagens mais conhecida da loira.

Marilyn Monroe teve três casamentos terminados em divórcio, dois abortos e vários casos, sendo o mais famoso com o ex-presidente americano John Fitzgerald Kennedy. Inclusive em sua conturbada relação com o presidente, Monroe conseguiu fazer o impossível: tornou sexy a simples canção de parabéns a você. No aniversário de Kennedy, eternizou a música ao cantar “Happy Birthday, Mr. President”. 

Única foto que mostra Marilyn e JFK juntos. 

Vídeo de Marilyn Monroe cantando "Happy Birthday, Mr. President"

Entretanto, mesmo com toda a fama, Marilyn Monroe era viciada em remédios e sofria de depressão. Apesar de transmitir a imagem de mulher forte, com um sex appeal inato, Marilyn se considerava “um fracasso como mulher”, conforme declarou em uma entrevista.
Agora em 2012, completa-se o cinquentenário de sua morte. Se foi assassinato ou suicídio ninguém afirma com certeza. A versão oficial é que Marilyn Monroe foi encontrada morta em sua casa, ao lado de vários remédios, em 5 de agosto de 1962. Apesar da morte prematura, com apenas 36 anos, Marilyn foi uma mulher a frente de seu tempo e se transformou, hoje, em um ícone da cultura pop.

Andy Warhol retratou Marilyn Monroe aos moldes da Pop art, movimento artístico surgido na década de 1950 que foi uma crítica à indústria cultural, sua efemeridade, e à frivolidade das pessoas públicas.


Já curtiu nossa página no Facebook? Clique aqui e confira dicas e novidades.

2 comentários :

  1. Eu so apaixonada pela Marilyn!
    emei o post!
    entra no meu site de camisetas!

    http://nottopless.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. De verdade? Marilyn Monroe FOI e AINDA É a mulher mais sexy do mundo. Ela pode ter morrido, mas o que ela fez, a "herança" que ela deixou, nunca mais será apagada! Eu duvido que um dia alguma outra atriz chegue aos pés dela. Ele era nada mais, nada menos que P-E-R-F-E-I-T-A. Quem nunca viu a famosa cena em que o vestido dela levanta por causa da tubulação do metro e ela tentando segurá-lo. Quem nunca viu alguma atriz tentando SER Marilyn Monroe, AGIR como Marilyn Monroe. Marilyn revolucionou o mundo com sua sensualidade. Uma pena ela ter morrido/ sido morta tão certo. Sou apaixonada por ela e vou continuar colecionando tudo que puder,desde fotos, artigos, frases até seu modo de se maquiar. Agora em Agosto farei uma peça de teatro e encenarei essa maravilhosa mulher. Sinceramente? É uma honra.

    ResponderExcluir