13 maio 2014

[Fitness] Os 10 mandamentos

As musas fitness mais famosas das redes sociais, Carol Buffara e Gabriela Pugliesi, reuniram em dois livros suas principais dicas de nutrição, exercícios e qualidade de vida. O site da Abril tirou desses livros, os 10 principais mandamentos da vida saudável.


1. Faça um diário
Anotar o que você come ajuda a ter consciência do que está ingerindo. "Quando se escreve um diário, as escorregadas podem ser facilmente identificadas. Às vezes, aquele pedaço de bolo que você devorou durante a noite ou aquela bala cheia de açúcar que você come e nem percebe podem estar atrapalhando", aconselha a empresária Carol Buffara. Ela aconselha a anotar tudo, com quantidades e até mesmo itens "inofensivos", como sucos e frutas.

2. Coma de três em três horas
Essa dica já é bem "batida", mas nem por isso menos importante. Essa regra de ouro, Gabriela Pugliesi aprendeu com sua nutricionista, Alessandra Luglio. "Três horas é o tempo máximo que o organismo leva para digerir os alimentos mais complexos do cardápio. Então, após esse intervalo, acaba o combustível. Se o corpo não rece o reforço necessário, ele trava e começa a dificultar a queima de gordura".


3. Beba muita água
Gabriela conta que bebe pelo menos 2 litros por dia. "Só quem leva essa regra a sério percebe a diferença na pele (mais luminosa), no cabelo (mais brilhante), no funcionamento do intestino (mais regular) e no metabolismo que trabalha melhor". Ela reforça que nos dias mais quentes, ou em fases de treinos intensos, a ingestão de líquidos deve ser ainda maior. Também vale investir em chás naturais, sem calorias e sem aditivos. Só não valem bebidas calóricas ou com muita química.

4. Diminua o açúcar
Se você quer se comprometer mesmo a perder peso, é hora de dar adeus ao excesso de açúcar, assim como diminuir o consumo de bolo, biscoito, pão, arroz e massa branca, que são alimentos com alto índice glicêmico. "A regra é clara: quanto maior a ingestão de açúcar e alimentos com alto índice glicêmico, maior será a produção de insulina, hormônio que favorece o depósito de gordura no abadômen e aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade", explica Patrícia Davidson, nutricionista de Carol. Ah, também não vale trocar o açúcar por grandes volumes de adoçantes artificiais.


5. Controle seus impulsos
Carol Buffara descobriu uma técnica chamada reboot, que, garante, mudou sua vida: "O desejo é muito despertado pela visão. Por isso, quando avistamos uma torta maravilhosa, nosso instinto nos leva a devorá-la. Esse método sugere que a gente feche os olhos por uns dez segundos, respire fundo e, lentamente, comece a abri-los. Então olhe ao redor, perceba o ambiente, respire mais uma vez. Você vai ver que aquela vontade incontrolável logo se transformará na consciência de que seu corpo não precisa daquilo. Ao resistir, você vence mais um desafio e estará mais perto de atingir seu objetivo", ensina.

6. Inclua o suco verde na sua dieta
A bebida é uma verdadeira farmácia natural. "Tem vitaminas e minerais capazes de aumentar a energia e de fortalecer o sistema imunológico - resfriados e problemas intestinais se tornam cada vez mais raros e a disposição aumenta". A dica da blogueira Carol é tomar o suco verde logo ao acordar, em jejum, para o organismo absorver melhor os nutrientes. Sua receita preferida é: 1 maçã + 2 talos de aipo + 1 punhado de hortelã + 1 punhado de salsinha + 1 fatia de gengibre + 1 limão espremido + 1 folha de couve + 1/2 copo de água de coco. Bata tudo no liquidificador ou na centrífuga e beba.


7. Coma proteínas em todas as refeições
Gabriela inclui proteína em todas as suas refeições: frango, peixe, ovo e queijos leves ou iogurtes. Outra coisa que a blogueira inclui em todas as suas refeições é salada: "Experimente e aprenda a gostar de folhas. Eu não comia, mas insisti. Hoje em dia, adoro alface, rúcula, espinafre cru. Também sou louca por brócolis e aspargos".

8. Monte um kit malhação
Gabriela adora uma academia, mas também tem seu kit malhação de emergência, que carrega especialmente em suas viagens. Os acessórios que garantem seus exercícios são: corda para pular; minibands (elásticos pequenos, que ela usa para exercícios de coxas e glúteos); superbands (elásticos maiores que ela usa para movimentos de pernas e braços); TRX (fitas de suspensão para treinos mais complexos); rolinhos (para abdominais). "Se você não se considera tão avançada, invista pelo menos no kit básico: tênis de corrida e corda."


9. Insista nos exercícios
"O início exige empenho, mas com o passar do tempo o bem-estar aparece e não há como não se divertir. Faz bem para o corpo e para a alma", argumenta Carol. O importante é encontrar um exercício que agrade e combine com seu estilo de vida. Apaixonada por atividade física, ela divide assim sua semana: segundas, quartas e sextas, se dedica à musculação + 30 minutos de aeróbico (corrida, transport ou bicicleta); terças e quintas, faz muay thai ou treinamento funcional; aos sábados e domingos, se exercita em contato com a natureza.

10. Lute contra o imediatismo
"As pessoas buscam resultados rápidos em todas as áreas da vida e na musculação não é exceção. Mas não é assim que funciona. Se a Gabi hoje tem o corpo com o qual ela sonhou um dia, isso é consequência de quatro anos de trabalho sério e consciente", explica Thiago Pugliesi, personal trainer e marido da blogueira. "Jamais desanime: mesmo quem agora treina em patamar avançado já passou pela fase de preparar os alicerces. Ninguém nasce sarado", conclui Gabriela.






Facebook  Twitter  Google+  Tumblr ♦ Pinterest

17 comentários :

  1. adorei as dicas!
    Mas odeio anotar tudo que come, parece louca kkk
    agora montar um kit malhação tá difícil ainda!
    beijinhos, Rê

    garotas-urbanas.com

    ResponderExcluir
  2. Não sigo quase nenhuma delas hahahhaa só de comer menos açúcar, beber água e e comer de 3 em 3 horas.. mas só faço isso porque realmente é melhor p saúde

    Beijimmmm
    Idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ANOTADÍSSIMO....

    Estou precisando.

    Bjos, amore.

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. As dicas são ótimas, o difícil eu conseguir por pelo menos algumas em minha vida :/ hehe

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  5. muito bom seu post, mas tem que tomar cuidado com as dicas da Gabi, até porq ela não é
    uma profissional na área. Ela somente faz o que os profissionais mandam
    bjs

    Post novo, se eu fosse você ia correndo
    http://bit.ly/1mQ4irO
    http://facebook.com/one1forall
    @liananuns

    ResponderExcluir
  6. Adorei os 10 mandamentos, vou aderir e dessa vez não vou desistir
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. adorei as dicas
    estou meio parada pq fiz uma operação mas quero voltar logo com esses rituais

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

    ResponderExcluir
  8. O único mandamento que eu sigo é o "coma chocolate todo dia"hahahaha
    Não sirvo pra essa era fitnes
    Kisses

    ResponderExcluir
  9. estou precisando urgente adotar e praticar essas dicas na minha vida! haha

    beijos Bela
    http://glamfeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bem legais as dicas, haha. Queria ser fitness, mas sou uma preguiçosa :s

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  11. Muito legal as dicas, no fundo, no fundo sabemos de tudo isso, o difícil é seguir. Rs
    Boa terça-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Jé sei qual é esse livro, muito bom, cheio de dicas para exercícios e alimentação saudável, amei as dicas que colocou, beijinhoos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Diminuir o Açúcar?Um pouco difícil! Rs! Beijos e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Essa dica de comer de três em três horas coloco em pratica sempre!
    Já o suco verde ainda nunca experimentei, vou procurar fazer.

    Beijocas,

    nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Preciso seguir esses mandamentos! KKKK
    Post novinho olha?
    Beijinhus... roohuniverse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Boas dicas!
    Beijos
    destaquem-se.blogsp...

    ResponderExcluir
  17. Dicas ótimas, ainda não consigo muito controlar meus impulsos de comer doce e não ingiro muito suco verde!.. amei <3

    ResponderExcluir