Sou meio mal humorada e difícil de agradar quando o assunto é livro. Não que eu não goste de uma porcaria, eu adoro livros ‘rasos’ para passar o tempo e não ter que me preocupar com muita coisa. Mas ao menos a ‘porcaria’ tem que ser bem escrita e com uma história envolvente ou não conseguirá me conquistar.
Logo que “A Culpa é das Estrelas” fez o boom e todo mundo começou a comentar o livro e falar que era uma história de amor linda etc. etc. etc., confesso que já fiquei com o pé atrás. É muito difícil eu encontrar um livro de história de amor que realmente valha a pena e me encante. Mas estava no Brasil de férias, o livro estava lá, tinha poucas páginas e resolvi dar uma chance. Não gosto de reclamar de obras sem nem conhecê-las.
Terminei o livro em menos de um dia e era basicamente o que eu esperava: uma história de amor vazia, superficial com frases de efeito para fazer adolescentes suspirarem.
O livro não é ruim. Se comparado a Crepúsculo, é praticamente uma obra-prima. A Hazel não é uma louca igual à Bella e nem o Gus é um retardado-machista-perseguidor igual ao Edward. E isso para mim conta muitos e muitos pontos positivos.
Mas infelizmente, John Green encheu as páginas de clichês e frases prontas, deixando o conteúdo extremamente superficial. Em quase 300 páginas é impossível se apaixonar pelos personagens. E o câncer como pano de fundo da história deixa tudo com um quê de dramatização desnecessária, apenas para manipular emoções de uma maneira não natural.
Como se tudo isso ainda não fosse suficiente, Hazel e Gus são extremamente maduros para 16 e 17 anos. John Green parece ter esquecido que são adolescentes e criado dois personagens adultos. E não adianta falar que é amadurecimento por causa da doença, porque não é. Uma adolescente que saiu da escola há mais de três anos, não convive constantemente com outras pessoas, não é filosófica o suficiente para saber o que é niilismo e ponto.
Quando escrevi sobre Crepúsculo, há quase cinco anos, recomendei fortemente que ninguém se aventurasse pelas páginas daquela porcaria. Com “A Culpa das Estrelas”, não acho isso necessário. A leitura é válida e Green merece pontos por não criar um livro machista. Mas é impossível ignorar os clichês em excesso e as frases de efeito que, ao contrário da intenção de despertar profundidade, acabou por matar as páginas do livro.
Sou bem eclética no gosto por livros, gostei de 1984 de George Orwell a Harry Potter. Quando vi o livro, fiquei com o pé atrás, e depois que vi num top 10, vários livros do autor.. piorou. Aprecio a sinceridade nas resenhas, às vezes acho que eu sou de outro planeta. É bom saber que nem todo mundo pensa igual
ResponderExcluirBjos,
Mony
Um blog sobre esmaltes
Esse livro é perfeito! Amei ter lido.
ResponderExcluirBeijos,
Julie | http://www.juliechagas.com/
Olá, bom dia, tudo bom?
ResponderExcluirDesculpe o comentário copy+cola, acontece que acabei de voltar com o blog depois de muito tempo parado, e o que tem de comentários acumulados não está no gibi!!!
Mas espero de coração que volte a me visitar e a comentar por lá.
Beijos mil e volte sempre <3
| Blog Espinha Punk ! | Facebook | Twitter | Instagram |
Oi oi oiiii Nathália :)
ResponderExcluirMenina, tu sabe que eu estava curiosa com esse livro rsrs'' agora que li sua resenha desencantei kkkkk
Na verdade eu não gosto de filmes nem livros de romance, acho um tédio rsrs''' mas de tanto ver as pessoas falarem desse livro me deu uma pitadinha de vontade, mas já passou kkkk
Adorei sua sinceridade viu, é bem isso mesmo...adorei!
Beijãooooo
Luh
http://luanaflordemulher.blogspot.com.br/
Já li e amei o livro, a história é linda e leve
ResponderExcluirBeijos
http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
Amei a resenha, sua opinião foi bem legal. Sempre fui louca pra ler A Culpa é das Estrelas, mas já me falaram que é muito clichê. Beijos! <3
ResponderExcluirhttp://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/
Alguém que me entende! Não achei o livro ruim mas deram uma super valorizada nele; falaram tanto que eu ia morrer de chorar e ser surpreendida que devo ter ficado com muita expectativa na hora de ler.
ResponderExcluirBem clichê mesmo, ao menos o autor tem uma narrativa fluida.
Bjo
Amiga livro maravilhoso não sei que o filme vai ser igual bom final de semana
ResponderExcluirBlog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Gente do céu, eu nunca fui uma garota que gostasse de ler livros, porque tinha preguiça e não conseguia me prender em pouco mais de 2 páginas que já deixava de lado os livros. Depois que conheci a Culpa é das Estrelas meu amor pela leitura surgiu de um jeito que nem eu me acredito. Este foi o único livro que li por completo nos meus longos 19 anos. A sua resenha está ótima, parabéns anjo.
ResponderExcluirVem conhecer meu blog e aproveita para ver a nova coleção capricho para a C&A. Beijos
http://meudocemundo2010.blogspot.com.br/
Eu tava pra comprar esse livro, justamente pq ouvi tanta gente falando q era lindo...mas agora lendo a sua opinião fiquei meio assim e confesso pra vc...tenho quase certeza que vou ter a mesma opinião que a sua.
ResponderExcluirbjossss
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirTodo mundo já leu esse livro, menos eu! hahaha
beijos
www.izabellagrimaldi.com
nossa, ainda não li esse livro mas deve ser muitoo bom!
ResponderExcluirBeijos!
www.fashionfrisson.com
OBRIGADA <3
ResponderExcluirPrimeiramente porque quando vi muita gente aleatória lendo esse livro eu já desconfiei que seria uma merda hahaudhsaiudhaudhsaiudhauih seria exatamente assim da forma que você falou, um romance raso superestimado pela capricho haduisha
Pela primeira vez vi uma resenha do livro que me pareceu fidedigna! - não li, mas enfim, vc entendeu haha -
Um beijo,
Isabella do www.theurbantrends.com
Thank you for the review!
ResponderExcluirBaci,
Coco
Coco et La vie en rose / Bloglovin / Facebook
International giveaway: win a sparkle made in Italy
Ciao dear friends :)
ResponderExcluirHave a wonderful day!!!!
Beijos ;)
Paolo
Eu gosto de romances, acho que por isso o green conseguiu me agradar >_<
ResponderExcluirsuper ansiosa para o filme !
ResponderExcluiradorei o livro e sua resenha é otima !
www.cilioposticos.blogspot.com.br
Eu tenho vontade de ler, mas ainda não li. Mas gostei de saber a sua opinião :)
ResponderExcluirhttp://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/
Beijoos ;*
Quero muito ler esse livro, mas tô com tantas coisas da faculdade pra fazer :T Gostei da sua resenha <3
ResponderExcluir♥
Beijos
Sorteio de um calçado da Passarela
Brilho de Aluguel
Já ouvi falar muito do livro, mas nem pretendo ler ou ir ao cinema ver. História triste.
ResponderExcluirbig beijos
Sou apaixonada por esse livro
ResponderExcluirbeijos
http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/
Eu como não tenho paciência para altas leituras profundas kkkk, gostei do livro!!! E já aguardo ansiosa pelo filme :)
ResponderExcluirBeijos, Té
www.bloglola.com.br
Fui na livraria ontem, e já encontrei o livro com,a capa baseada no filme! Vi também o pôster de divulgação do filme no cinema!
ResponderExcluirBeijos com gloss *-*
Montada no Estilo | www.montadanoestilo.blogspot.com
Eu queria muito ler esse livro antes de ver o filme, mas já vi que não vai dar tempo. O filme está prestes a estrear e eu já estou lendo outro livro, mas a cada resenha que leio de ACEDE, me da mais vontade de ler.
ResponderExcluirBitocas!
www.likeparadise.com.br
Nunca li esse :)
ResponderExcluirBeijinhooo*
www.flordemaracuja.pt
Até que enfim achei alguém que como eu, não curtiu tanto esse livro. Achei bem vazio, raso em termos de emoção e um tanto quando bobinho. Fiz até um post sobre isso no meu blog. Se quiser dar uma olhada no meu post, ele segue aqui embaixo.
ResponderExcluirhttp://www.neurosesdeumajornalista.com/2014/05/sincerao-porque-eu-nao-gostei-de-culpa.html
Beijinhos.
Eu já li esse livro, não curti demais como todo mundo, mas também não achei de todo ruim. É apenas mais um romance bonitinho mamão com açucar, mas já que li, vou ver o filme também né...
ResponderExcluirEu comprei esse livro e estou louca para ler, mas estou terminando O casamento do Nicholas Sparks primeiro.
ResponderExcluirBoa semana!
Fica com Deus!
Beijo!
http://nannacunha.blogspot.com.br
eu gostei bastante do livro, mas não acho que seja o melhor do mundo como andam falando por aí. tem autores e livros bem melhores.
ResponderExcluirEu amo romances e achei clichê um pouco mas eu amei sim, inclusive sou super mega fã de toda saga crepúsculo, creio que é questão de gosto mesmo, sou apaixonadissima pelo livro e pela história.. eu amei e não tenho nd para reclamar *-* quero muuuito ver o filme s2.
ResponderExcluirClichê ou não. Foi um livro que eu chorei muito e tive que parar a leitura por alguns meses, até eu ficar bem. E quando li o final, fiquei triste por dias..
ResponderExcluirO mesmo ocorreu com o livro Um Dia.. esse é um livro que eu não me canso de ler e assistir o filme. Eu sempre achei que não existia homens que pudessem chorar tanto pela perda de um amor. Porque, sempre somos nós mulheres que sente falta..
Beijos