30 maio 2014

[Resenha] A Culpa é das Estrelas

Sou meio mal humorada e difícil de agradar quando o assunto é livro. Não que eu não goste de uma porcaria, eu adoro livros ‘rasos’ para passar o tempo e não ter que me preocupar com muita coisa. Mas ao menos a ‘porcaria’ tem que ser bem escrita e com uma história envolvente ou não conseguirá me conquistar.
Logo que “A Culpa é das Estrelas” fez o boom e todo mundo começou a comentar o livro e falar que era uma história de amor linda etc. etc. etc., confesso que já fiquei com o pé atrás. É muito difícil eu encontrar um livro de história de amor que realmente valha a pena e me encante. Mas estava no Brasil de férias, o livro estava lá, tinha poucas páginas e resolvi dar uma chance. Não gosto de reclamar de obras sem nem conhecê-las.
Terminei o livro em menos de um dia e era basicamente o que eu esperava: uma história de amor vazia, superficial com frases de efeito para fazer adolescentes suspirarem.
O livro não é ruim. Se comparado a Crepúsculo, é praticamente uma obra-prima. A Hazel não é uma louca igual à Bella e nem o Gus é um retardado-machista-perseguidor igual ao Edward. E isso para mim conta muitos e muitos pontos positivos.
Mas infelizmente, John Green encheu as páginas de clichês e frases prontas, deixando o conteúdo extremamente superficial. Em quase 300 páginas é impossível se apaixonar pelos personagens. E o câncer como pano de fundo da história deixa tudo com um quê de dramatização desnecessária, apenas para manipular emoções de uma maneira não natural.
Como se tudo isso ainda não fosse suficiente, Hazel e Gus são extremamente maduros para 16 e 17 anos. John Green parece ter esquecido que são adolescentes e criado dois personagens adultos. E não adianta falar que é amadurecimento por causa da doença, porque não é. Uma adolescente que saiu da escola há mais de três anos, não convive constantemente com outras pessoas, não é filosófica o suficiente para saber o que é niilismo e ponto.
Quando escrevi sobre Crepúsculo, há quase cinco anos, recomendei fortemente que ninguém se aventurasse pelas páginas daquela porcaria. Com “A Culpa das Estrelas”, não acho isso necessário. A leitura é válida e Green merece pontos por não criar um livro machista. Mas é impossível ignorar os clichês em excesso e as frases de efeito que, ao contrário da intenção de despertar profundidade, acabou por matar as páginas do livro.



Facebook  Twitter  Google+  Tumblr ♦ Pinterest

31 comentários :

  1. Sou bem eclética no gosto por livros, gostei de 1984 de George Orwell a Harry Potter. Quando vi o livro, fiquei com o pé atrás, e depois que vi num top 10, vários livros do autor.. piorou. Aprecio a sinceridade nas resenhas, às vezes acho que eu sou de outro planeta. É bom saber que nem todo mundo pensa igual

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é perfeito! Amei ter lido.
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia, tudo bom?
    Desculpe o comentário copy+cola, acontece que acabei de voltar com o blog depois de muito tempo parado, e o que tem de comentários acumulados não está no gibi!!!
    Mas espero de coração que volte a me visitar e a comentar por lá.
    Beijos mil e volte sempre <3
    | Blog Espinha Punk ! | Facebook | Twitter | Instagram |

    ResponderExcluir
  4. Oi oi oiiii Nathália :)
    Menina, tu sabe que eu estava curiosa com esse livro rsrs'' agora que li sua resenha desencantei kkkkk
    Na verdade eu não gosto de filmes nem livros de romance, acho um tédio rsrs''' mas de tanto ver as pessoas falarem desse livro me deu uma pitadinha de vontade, mas já passou kkkk
    Adorei sua sinceridade viu, é bem isso mesmo...adorei!

    Beijãooooo
    Luh

    http://luanaflordemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li e amei o livro, a história é linda e leve
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, sua opinião foi bem legal. Sempre fui louca pra ler A Culpa é das Estrelas, mas já me falaram que é muito clichê. Beijos! <3

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Alguém que me entende! Não achei o livro ruim mas deram uma super valorizada nele; falaram tanto que eu ia morrer de chorar e ser surpreendida que devo ter ficado com muita expectativa na hora de ler.
    Bem clichê mesmo, ao menos o autor tem uma narrativa fluida.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Amiga livro maravilhoso não sei que o filme vai ser igual bom final de semana
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  9. Gente do céu, eu nunca fui uma garota que gostasse de ler livros, porque tinha preguiça e não conseguia me prender em pouco mais de 2 páginas que já deixava de lado os livros. Depois que conheci a Culpa é das Estrelas meu amor pela leitura surgiu de um jeito que nem eu me acredito. Este foi o único livro que li por completo nos meus longos 19 anos. A sua resenha está ótima, parabéns anjo.
    Vem conhecer meu blog e aproveita para ver a nova coleção capricho para a C&A. Beijos
    http://meudocemundo2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tava pra comprar esse livro, justamente pq ouvi tanta gente falando q era lindo...mas agora lendo a sua opinião fiquei meio assim e confesso pra vc...tenho quase certeza que vou ter a mesma opinião que a sua.

    bjossss

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Todo mundo já leu esse livro, menos eu! hahaha
    beijos
    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  12. nossa, ainda não li esse livro mas deve ser muitoo bom!
    Beijos!
    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  13. OBRIGADA <3
    Primeiramente porque quando vi muita gente aleatória lendo esse livro eu já desconfiei que seria uma merda hahaudhsaiudhaudhsaiudhauih seria exatamente assim da forma que você falou, um romance raso superestimado pela capricho haduisha
    Pela primeira vez vi uma resenha do livro que me pareceu fidedigna! - não li, mas enfim, vc entendeu haha -

    Um beijo,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  14. Ciao dear friends :)
    Have a wonderful day!!!!
    Beijos ;)
    Paolo

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de romances, acho que por isso o green conseguiu me agradar >_<

    ResponderExcluir
  16. super ansiosa para o filme !
    adorei o livro e sua resenha é otima !
    www.cilioposticos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho vontade de ler, mas ainda não li. Mas gostei de saber a sua opinião :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro, mas tô com tantas coisas da faculdade pra fazer :T Gostei da sua resenha <3


    Beijos
    Sorteio de um calçado da Passarela
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar muito do livro, mas nem pretendo ler ou ir ao cinema ver. História triste.
    big beijos

    ResponderExcluir
  20. Sou apaixonada por esse livro
    beijos

    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu como não tenho paciência para altas leituras profundas kkkk, gostei do livro!!! E já aguardo ansiosa pelo filme :)
    Beijos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  22. Fui na livraria ontem, e já encontrei o livro com,a capa baseada no filme! Vi também o pôster de divulgação do filme no cinema!
    Beijos com gloss *-*
    Montada no Estilo | www.montadanoestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Eu queria muito ler esse livro antes de ver o filme, mas já vi que não vai dar tempo. O filme está prestes a estrear e eu já estou lendo outro livro, mas a cada resenha que leio de ACEDE, me da mais vontade de ler.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nunca li esse :)
    Beijinhooo*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderExcluir
  25. Até que enfim achei alguém que como eu, não curtiu tanto esse livro. Achei bem vazio, raso em termos de emoção e um tanto quando bobinho. Fiz até um post sobre isso no meu blog. Se quiser dar uma olhada no meu post, ele segue aqui embaixo.
    http://www.neurosesdeumajornalista.com/2014/05/sincerao-porque-eu-nao-gostei-de-culpa.html

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  26. Eu já li esse livro, não curti demais como todo mundo, mas também não achei de todo ruim. É apenas mais um romance bonitinho mamão com açucar, mas já que li, vou ver o filme também né...

    ResponderExcluir
  27. Eu comprei esse livro e estou louca para ler, mas estou terminando O casamento do Nicholas Sparks primeiro.
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. eu gostei bastante do livro, mas não acho que seja o melhor do mundo como andam falando por aí. tem autores e livros bem melhores.

    ResponderExcluir
  29. Eu amo romances e achei clichê um pouco mas eu amei sim, inclusive sou super mega fã de toda saga crepúsculo, creio que é questão de gosto mesmo, sou apaixonadissima pelo livro e pela história.. eu amei e não tenho nd para reclamar *-* quero muuuito ver o filme s2.

    ResponderExcluir
  30. Clichê ou não. Foi um livro que eu chorei muito e tive que parar a leitura por alguns meses, até eu ficar bem. E quando li o final, fiquei triste por dias..
    O mesmo ocorreu com o livro Um Dia.. esse é um livro que eu não me canso de ler e assistir o filme. Eu sempre achei que não existia homens que pudessem chorar tanto pela perda de um amor. Porque, sempre somos nós mulheres que sente falta..

    Beijos

    ResponderExcluir