10 janeiro 2012

Arrumando o guarda-roupa

Estava procurando dicas para organizar minhas roupas (que estão espalhadas por prateleiras), e acabei encontrando coisas bem legais.

Acho que todo mundo tem um certo problema para organizar seu guarda-roupa de uma forma que facilite a vida e o principal: que dure.





1 - O primeiro ponto são aquelas peças que a gente nem usa mais, mas insiste em guardar. Elas só ficam lá para ocupar um espaço precioso e nos deixar mais malucas ainda procurando o que a gente realmente quer vestir. Precisamos praticar o desapego. Se não usa a mais de um ano, se desfaça. Separe as roupas em 3 sacolas: uma para doação, uma para guardar e uma para o que você ainda não tem certeza do que quer fazer. Quando comprar uma peça de roupa nova, se desfaça da similar já gasta. Eu por exemplo tenho muitos jeans parecidos e já não uso a maioria deles.


2 - Guarde as roupas fora de estação em sacolas ou malas. Uma ótima opção são sacos a vácuo. Eles ocupam um espaço muito menor e servem para guardar suas roupas em segurança durante o tempo.





3 - Elimine os modismos que passaram e dê preferência para peças clássicas ou para suas peças preferidas.


4 - Guarde os vestidos em cabides no ponto mais alto. Os mais delicados, pendure com um saco de proteção.





5 - Camisas de algodão ou malha, que não amassam com facilidade, podem ser dobradas e colocadas umas sobre as outras em um lugar visível. Se o espaço for pequeno, enrole-as como um rocambole. Camisas que amassam com facilidade, devem ser armazenadas abotoadas em cabides.


6 - Guarde as saias em cabides com ganchos, de preferência agrupadas por cor. Calças sociais devem ser penduradas em cabides, de preferência pelo vinco. Calças jeans, moletom e legging, podem ser dobradas.


7 - Casacos devem ser pendurados em cabides e abotoados. De preferência separados por cor.


8 - Na hora de organizar, separe as roupas por ocasião (social, esporte, casual), por estação, por tamanho e cor. Se possível, separe também por categoria (blusas de manga curta, blusas de manga comprida, pijamas, shorts, praia...).


9 - Armazene os acessórios (cintos, bijuterias, luvas...) em caixas.


10 - Dobre todas as roupas da forma correta e tenha paciência!




Acho que dessa forma, com muito empenho, conseguimos ter um guarda-roupa lindo e organizado e perderemos menos tempo procurando aquela roupa que queremos e não encontramos mais!

Um comentário :

  1. Eu não sei praticar o desapego.
    E mais ainda: não tenho paciência pra tudo isso. Acho que será minha meta de 2012. ahahaha

    ResponderExcluir