07 outubro 2013

[Dica] Substitua os equipamentos da academia por halteres

Passamos muito tempo sentados em nossas casas, no trabalho e no carro e quando chegamos na academia precisamos sentar mais um pouco, dessa vez nos equipamentos. Bom, esse deveria ser o último lugar no qual você deveria "descansar", mas ainda sim muitos de nós pulamos de um aparelho ao outro e no fim nem ficamos em pé. O problema é que muitos desses aparelhos não estão ajustados para o seu biotipo ou não possuem a carga correta, podendo causar lesões. É difícil conseguir um alinhamento adequado em grande parte das máquinas de musculação que, em sua maioria, são projetadas para homens de 1,70m e 70kg.


A dica do Fashion Jacket é que em sua próxima ida à academia você troque os aparelhos por exercícios livres, com halteres. Seguem alguns exemplos de trocas que podem te auxiliar:

CADEIRA EXTENSORA vs AFUNDO


O aparelho: fortalece seus músculos, mas a um bom custo. A cadeira não pode estar muito para trás e a resistência precisa ficar próxima ao tornozelo, e não na canela, ou forçará seu joelho.

O substituto: com esse movimento, você coloca menos pressão nos joelhos, sem deixar de trabalhar os glúteos e posteriores de coxa. Coloque o pé esquerdo à frente do direito, flexione os joelhos e afunde devagar até quase encostar o joelho direito no chão. Volte à posição inicial apoiando seu peso no calcanhar esquerdo. Faça dez repetições e recomece invertendo as pernas.

MÁQUINA ABDOMINAL SENTADO vs ABDÔMEN COM ESTABILIZAÇÃO NA BOLA


O aparelho: a flexão da coluna vertebral (o ato de se curvar ao fazer um abdominal) causa dores nas costas. Acrescentar carga a esse exercício aumenta o risco de lesão, pois o aparelho coloca ainda mais pressão sobre os discos da coluna.

O substituto: seu abdômen tem a função de estabilizar a coluna, não de movê-la. Esse exercício envolve todo o core, mantendo a coluna neutra. Ajoelhe-se no chão e apoie os atebraços em uma fitball, com as palmas unidas à sua frente. Contraia o abdômen e role a bola para longe, mantendo as costas retas e esticando os braços. Puxe a bola para a posição inicial. Faça 20 repetições.

CADEIRA ADUTORA vs AGACHAMENTO PLIÊ


O aparelho: sentar-se e apertar as pernas ou afastá-las vai trazer pouco resultado, pois não é um movimento natural do corpo. Além disso, o exercício pode lesionar a banda iliotibial, parte do tecido conjuntivo que corre da lateral do quadrial à do joelho.

O substituto: pliês são mais eficientes do que os aparelhos, pois trabalham coxa, quadril, posterior de coxa e glúteos. Afaste os pés mais do que a largura de seus quadria, empine o bumbum e flexione os joelhos até as coxas ficarem quase paralelas ao chão. Volte para a posição inicial. Faça três séries de dez repetições.

ROSCA vs BARRA COM APOIO


O aparelho: algumas pessoas se aproveitam da gravidade para largar a barra e acabar com a amplitude do movimento, o que não só torna o exercício menos eficaz como provoca rigidez muscular e tensões nos cotovelos e punhos.

O substituto: prenda uma faixa de resistência em torno de uma barra dando um nó nas duas extremidades. Segure a barra com as palmas viradas para trás e os braços abertos na largura dos ombros. Flexione os joelhos sobre a faixa e suspenda o corpo com os braços até o queixo ficar na altura da barra. Volte devagar para a posição inicial. Comece com uma repetição (ou quantas você aguentar) e trabalhe até conseguir fazer dez.



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29 comentários :

  1. Perfeito!!! Adorei o post! Assim não tem mais desculpa, não precisa nem sair de casa pra se exercitar!

    Beijos
    Fashion Victim

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  2. Adoro fazer com halteres!!
    Mas, tem exercícios que só na máquina mesmo hehe
    beijinhos, Rê
    www.garotas-urbanas.com

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  3. Adoreiiiiiiiii!
    Vou ver se consigo tempo ( e coragem) pra fazer aqui em casa! hehe
    Beijos
    Jac
    semdesleixo.blogspot.com

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  4. que pena que não dou conta de fazer nenhum dos dois ,bjs

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  5. Muito legal, to pensando em entrar na academia e vou utilizar suas dicas.

    Tem post novo: guriabesta.blogspot.com
    Instagram: @Clara_PMaia

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  6. Super dicas!
    Adorei...
    Bjoks
    Pri

    www.epocaboutique.com.br

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  7. Ah achei bem legal! Gostei do post, podemos substituir e até mesmo fazer em casa não é?
    Beijinhos
    Like Skyscraper
    Siga-me nas redes sociais do blog para saber tudo que rola do LS.

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  8. ótimo post, para quem faz academia, ajuda bastante!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

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  9. Olá, adorei as dicas do post, muito bom!
    Não tenho feito muita atividade fisica ultimamente!
    Bjaum
    @angellribeiroo

    http://www.modaimagem.com.br/

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  10. Amei. As opções são exercícios que podemos até fazer em casa! Ótima Semana, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

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  11. Muito legal! Amei as dicas! Pra não ter desculpa pra não se exercitar! Agora só preciso de coragem! rs

    beijos,
    http://misssainha.com/

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  12. adorei a dica, sempre malho na academia, mas esta é uma opção válida .. beijos

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  13. Opaa! Adorei...muito boas as dicas!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

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  14. Adorei o post!
    Beijinhos ;*
    Tenha uma ótima semana!
    fashionableword.blogspot.com

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  15. Adorei essas dicas.
    Realmente algumas coisas são prejudiciais mesmo, principalmente em se tratando de aparelhos

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

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  16. Só não se exercita quem não quer rsrsrs
    Depois que a gente faz dele um hábito difícil ficar sem.
    Adorei as dicas!

    Bjs e boa semana
    Pri
    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

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  17. adoreeei o post! realmente, essas máquinas acabam forçando demais, adorei adorei, irei fazer esses exercícios agora (: amazingbrightworld.blogspot.com.br

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  18. Isso eu já faço bem, porque a academia onde eu vou eh cheia e como não tenho tempo pra ficar equipamentos desoculprar faço muitos exercicios assim.
    Adorei o post e as ilustrações meninas :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

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  19. Ihhh sou preguiçosa pra exercícios, mas valeu a dica;)
    Beijos!

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  20. Excelentes dicas, eu faço muito essas substituições sugeridas nas minhas aulas de Pilates.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

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  21. Olá minha querida Jés!
    Muito boas as dicas, hein!? Com certeza, vou tentar alguma delas quando ficar sem tempo de ir à academia :)
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre. Uma semana abençoada para você!
    CoisadeMenina
    youtube.com/layladafonseca
    Instagram: @coisade_menina
    facebook.com/BgCoisadeMenina

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  22. Nossa adorei, não sabia que os equipamentos de uma academia poderia fazer mal, o bom que pode substituir e fazer em casa né, muito boa essa dica ♥
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

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  23. Que bacana, adorei a dica. Acredito que as máquinas acabam forçando demais, e depois o exercício tem de ser redobrado.
    Beijos e uma ótima semana! :)
    Blog | Facebook

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  24. Oi linda tudo bem?
    Nossa adorei as dicas mt legal
    Bjoos
    Gi

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  25. Malhei um tempo e fazia todos esses, até os sem aparelho =x

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  26. Adorei a dica!!! Bjinhos...

    http://www.perfumesdapam.com/

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  27. Ótima dica!! Bjs
    comjeitodemeninalinda.blogspot.com.es

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  28. Apesar de discordar em relação ao mal que os aparelhos fazem, parabéns pela dica dos exercícios que Não substituem os feitos em aparelhos mas recrutam ,também, a musculatura que seria trabalhada no aparelho. Saliento que atletas, olímpicos, de elite e amadores utilizam de alguns desses aparelhos para otimizar seus resultados e nem todos tem a mesma estatura. Antes de serem atletas, eles eram pessoas como nós. Hoje a Biomecânica aplicada na construção desses aparelhos, buscam a posição mais segura e execução mais natural que o corpo humano pode executar. Abraço e bons treinos!!

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